GaRfOS – Grupo de Articulação Regional da Feira de Orgânicos de Sorocaba

O Grupo de Articulação Regional da Feira de Orgânicos de Sorocaba (GARFOS) foi criado com a intenção de formarmos um coletivo aberto, autogestionário, colaborativo, horizontal e dinâmico para juntos criarmos uma bela, consistente e duradoura Feira Orgânica em Sorocaba, focada na disseminação dos conhecimentos e das práticas de produção orgânica e de base agroecológica na região.

As Feiras acontecem todo sábado, das 9h as 13h no Parque Natural Chico Mendes, que fica na Av Três de Março, 1025, Alto da Boa Vista, Sorocaba/SP.

MISSÃO

“Ser um espaço que promova a transformação social e a transição agroecológica a partir de uma feira de orgânicos que articule atores sociais em práticas educativas, políticas, artísticas e culturais.”

OBJETIVOS

1. FEIRA: Criar um espaço de venda direta para facilitar o acesso à alimentos orgânicos e saudáveis, à preço justo para todos, com caráter de efetivação prática da articulação das redes de agroecologia e movimentos sociais, e para promover o uso do espaço público de forma livre e espontânea tal qual um festival para o enriquecimento artístico, pedagógico, troca de saberes, sabores e envolvimento;

2. REDE: Articular e engajar comunidades de consumidores, agricultores familiares orgânicos e em transição, redes, técnicos, universidades e outros atores sociais, buscando facilitar processos, mediar conflitos, mapear e estabilizar o potencial produtivo da região;

3. EDUCAÇÃO: Realizar atividades para divulgação dos princípios e missão do GaRfOS, trabalhar em escolas pela Educação Ambiental, alimentação saudável e sobre a Economia Solidária e promover ações voltadas aos jovens rurais visando o empoderamento no processo produtivo, a capacitação e valorização profissional como agricultor, e a formação espiritual, econômica, cultural, política e ideológica para as famílias dos agricultores;

4. ESTRATÉGIA: Incidir e articular junto aos formadores de opinião, movimentos sociais e demais frentes dos 3 setores da sociedade (Estado, Empresas e Comunidade), favorecendo uma participação colaborativa e autogestionária, tendo como referencia uma Carta de Princípios e um Protocolo de Conflito de Interesses.
Promover a preservação e o resgate da agrodiversidade regional e ter em foco a ampliação do projeto;

5. COMUNICAÇÃO: Documentar e divulgar conceitos da agroecologia, da produção orgânica e da permacultura rural e urbana em ações que valorizem a agricultura familiar e difundam a riqueza nutritiva e o potencial medicinal da alimentação saudável através de campanhas transmídias, artísticas, culturais e educativas;

6. RECURSOS: Desenvolver projetos e filme institucional para captação de recursos através de financiamento coletivo, crédito solidário, criação de moeda própria e demais meios para garantir a sustentabilidade do GaRfOS, a promoção da Feira, a criação da Sede, restaurante e loja;

7. MISSÃO: Ser uma ferramenta para o re-encantamento do mundo, embasado na Ecologia Profunda e na Comunicação Não Violenta pela defesa da vida, fortalecendo assim as relações comunitárias, sociais e afetivas e promovendo a transformação e emancipação do indivíduo para a construção de um mundo melhor.
Promover a transição agroecológica nos meios rural e urbano, através da criação de uma Feira de produtos Orgânicos, da produção transmídia e de práticas educativas que contemplem as diversas manifestações sociais, artísticas e culturais, ressignificando os espaços públicos através do diálogo político do amor pelo mundo.

Encontros

Nossos encontros de articulação são sempre reuniões abertas à todos e todas, coletivos, movimentos, organizações, produtores, consumidores, coletivos, pesquisadores, professores, estudantes, produtores, consumidores e demais interessados em participar da construção deste espaço.

Nossa proposta é contribuir para agilizar a construção e fomento de uma rede, com a criação de um espaço de intercambio de relações em que os diferentes atores poderão atuar de maneira a potencializar suas ações.

www.garfos.org.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s